AO NOSSO BLOGUE TRAREMOS VIVÊNCIAS... EMOÇÕES... FAMÍLIA! SEM SEGREDOS..., SEM RECEITAS MÁGICAS..., COM MUITO AMOR, RESPEITO E FÉ!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Palavras complicadas e ficamos em modo de alerta... Extra-sistoles

(Tinha escrito esta mensagem no mês passado mas acabei por não publicar. Agora que as novidades são outras, e os sustos diferentes, optei por publica-la e passo a explicar o que se passa com o baby S.)

Ontem, dia 14/01/14, fui fazer o primeiro CTG à Estefânia, com 36 semanas feitas nesse dia.
Quando a enfermeira foi entregar o CTG à m/ obstetra (que foi também a da gravidez da Luisinha - Dr.ª Maria José Bernardo) ela pediu-me para esperar enquanto fazia um telefonema...
Esperei, à porta do gabinete, e entretanto entrou outra médica... saem as duas e pedem-me para as acompanhar ao gabinete das ecografias... Não me lembrava de estar programada uma eco para aquele dia mas... - lá fui.
- "Deite-se que isto é uma coisinha rápida" - diz a outra médica, que foi quem me fez a eco, com a Dr. Mª José atrás...
Mantive-me calada, com a cabeça a 1000, enquanto ainda tentava perceber se estava tudo bem... Foram directas ao coração do S. e viam a imagem sem som...
- "Pois, tem umas extra-sistoles..."
- "Pois foi o que ouvi sexta-feira" - pelos vistos na consulta de sexta, na clínica, com o Doppler, a Dr.ª tinha estranhado qualquer coisa... mas não me adiantou nada...
- "O quê?" - é a única coisa que digo enquanto tento manter os olhos no ecra, para desvendar aquela palavra monstruosa, e mantenho os ouvidos bem atentos não vão querer susurrar qualquer coisa imperceptivel... 
Do fundo da sala uma terceira pessoa que também entrou pergunta "...fazer um electrocardiograma fetal?"

Pois, que era o coração já tinha percebido pela imagem...
Extra-sistoles desconhecia por completo...
Electrocardiograma fetal desarmou-me...

- "Mas... então?" - sai, entre o desejo de saber e o de não querer interromper os raciocínios...

- "Não, de 36 semanas já não vale a pena, e isto acontece algumas vezes... já apanhei bastantes... não se preocupe" - diz a Dr. Paula Caetano.
- "Pois, Joana, não se preocupe... eu quis ouvir outra opinião porque há, de facto, este género de arritimia mas é isolada e deve-se provavelmente a uma imaturidade que por vezes ainda têm nesta altura, até porque o CTG está óptimo."
- "De qualquer maneira deve ficar referenciado para o pediatra..." - diz a Dr. Paula Caetano.

Ficou escrito numa página nunca antes usada nos meus Boletins de Grávida "Intercorrências Relevantes: 36s detectaram-se algumas extra-sistoles fetais isoladas, CTG tranquilizador (observação eco obstetricia por Dr.ª Paula Caetano)."

Voltei com a Dr.ª Mª José para o gabinete dela e, muito triste, fui ouvindo a mesma explicação algumas vezes... também não há mais nada a adiantar... Cheguei ao escritório de rastos... só me aptecia fugir... em principio não será nada e a situação resolve-se sozinha até aos primeiros dias de vida mas... este provavelmente não me deixa tranquila e, pelo menos esta noite, não me quis deixar dormir.

Claro que fui à internet... mas tentei fazer uma grande triagem e só entrei em sites que me pareceram fidedignos... no fundo é isto!

Mais uma semana e farei nova eco para irmos acompanhando a situação... espero que seja só um susto e rezo para que a máquina do meu querido S. funcione a 100%!

Sem comentários:

Enviar um comentário