AO NOSSO BLOGUE TRAREMOS VIVÊNCIAS... EMOÇÕES... FAMÍLIA! SEM SEGREDOS..., SEM RECEITAS MÁGICAS..., COM MUITO AMOR, RESPEITO E FÉ!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Um agradecimento especial aos meus Amigos e Família


Uma Amiga enviou-me um link de um texto que odiei (ESTE) preocupada em saber se eu me revia naquelas linhas.
Confesso que percebo muitas das coisas que lá estão escritas mas o sentimento é totalmente diferente. Quis pegar naquelas palavras e fazer um exercício que poderia ser pedido numa qualquer aula de Português... reescreve-lo. Aqui vai! Obrigada Kika por este “desafio”.


Um agradecimento especial aos meus Amigos e Família

Obrigada.

Obrigada ao Martim, o homem por quem me apaixonei nos tempos em que as minhas únicas preocupações eram as aulas e as festas – de salientar que a medida das minhas preocupações é directamente proporcional à grandeza das minhas alegrias.

Obrigada aos meus filhos, que “já” são 3 e que mudaram tudo na minha vida...
Tentado voltar à minha cabeça de criança e adolescente acho que (felizmente, e fora momentos esporádicos de crises sentimentais) sempre achei que era tão feliz quanto qualquer pessoa poderia ser. 
Uma Família que adoro, uns amigos “Amigos”, experiências memoráveis, um Colégio “2ª casa” e um bairro que me viu crescer (com pessoas muitas-caras-sem-nome que me cumprimentam na rua...).
Estava enganada... eu podia ser mais feliz ainda!
Incrédula? Fiquei...
Incrédula? Ainda estou!! Porque o tempo passa e a felicidade aumenta!

3 filhos dá trabalho? (respondo com a mesma nota: a medida das minhas preocupações tem vindo a revelar-se directamente proporcional à grandeza das minhas alegrias).

Obrigada à minha Família, um grande Obrigada, facilitam (nem consigo dizer o quanto, mas...) tanto a minha Vida Familiar. E preenchem-na de coisas tão boas.

Não estou tantas vezes com os meus amigos quanto gostaria... Ou melhor, até estou!!  
Correcção: não estou tantas vezes com todos os amigos com quem gostaria de estar. Mas também oiço amigos sem filhos a queixarem-se do mesmo, entre eles.
Se os há presentes, há.
Tenho amigos presentes na minha vida que são também pilares na vida dos meus filhos. 
Tenho amigos que fazem programas só para adultos mas que também fazem programas a contar com os meus filhos. E fazem-no por gosto, eu sinto!

Fui Mãe cedo e poucos dos meus amigos têm filhos, mas os meus amigos gostam de sair à noite com os Pais e gozar de dia os nossos Filhos.

Se isto acontece sempre? Não.
Se eu queria que acontecesse sempre? Não.
Com que frequência acontece? Com alguma regularidade.

Às vezes estou cansada e rabujenta. Às vezes grito. É culpa dos meus filhos? Não.
Vejo muita gente cansada e rabujenta, sem filhos.
Os motivos podem ser diferentes o resultado é, muitas vezes, o mesmo.

Enquanto Mãe tenho mais responsabilidade, mais preocupações, uma vida muito mais completa e uma alegria enorme.

Não estou sempre divertida nos jantares, às vezes estou cansada, mas, às vezes, os meus amigos sem filhos também estão. É a Vida. Mas riu-me muito. Muitas vezes. Sou tão feliz!

Sou chorona. Já chorei de desespero, de desilusão, de cansaço, de nervosismo... Sim! Mas choro muito mais vezes de emoção, de alegria, de orgulho inexplicável por todas as conquistas a que assisto no dia-a-dia dos miúdos. Às vezes gosto de me afastar e ficar tipo “miróne”, sem intervir, a ver as brincadeiras, conversas e actividades deles...

Quando estou cansada, quando estou exausta, quando me acordam de noite, me chamam para “limpar o rabo” enquanto outro entorna a água no chão, se molha, e um chora desesperadamente porque quer comer e, ainda apanho as almofadas do sofá todas riscadas... nem penso. Não tenho tempo. Ajo tipo máquina de socorro.

Os meus filhos dependem de mim, adoro que isso aconteça e tenho um secreto receio do que possa sentir quando deixar de ser assim.

É grande o cansaço, a responsabilidade e as preocupações, mas são incomparavelmente maiores as minhas alegrias.

Todos os dias aprendo a ser Mãe;
Nem todos os dias sou uma boa Mãe;
Sou a melhor Mãe que os meus filhos poderiam ter;
São os melhores filhos que eu podia desejar.

Não somos perfeitos, nem todos as horas são dignas de registo. Tenho gravadas no coração memórias deliciosas destes últimos anos.

Agradeço a Deus por este milagre da Vida e por este tesouro mais-que-precioso que colocou nas nossas mãos.
Um passo tão grande e tão importante para um casal tão jovem na altura... não sonhávamos a grandeza do que iríamos viver.

A nossa primeira filha veio mudar tudo;
Correcção: A nossa primeira filha veio abrir-nos a porta para tudo o que de melhor existe neste mundo.

A minha cabeça não é o que era. Estou distraída e esquecida mas faço tantas outras coisas melhor do que fazia... Tantas!
Só profissionalmente não me sinto completamente realizada mas isso é insignificante ao lado de tudo aquilo que conquistei e, espantem-se, não é por ter filhos que isso acontece.

Encontrei-me enquanto Pessoa, enquanto Mulher, enquanto Mãe, enquanto Amiga (já não passo horas ao telefone com as minhas Amigas, mas elas ainda me ligam quando precisam de mim e insistem quando eu não atendo o telefone!).

Desejo que todos os meus Amigos possam viver esta experiência (sim, porque ESTA, pelo menos, está temporalmente limitada), com todas as preocupações e alegrias que ela acarreta. Assim sei que serão verdadeiramente felizes!

4 comentários:

  1. Obrigada Joana. Fiquei tão esquisita quando li aquele link que te mandei. Sem dúvida foste a mãe que me veio à cabeça.
    Obrigada pela partilha tão fluida e sentida, e por me fazeres acreditar naquilo que quero e sinto que vou ser quando chegar aminha vez. Mais um obrigada apertado <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando li tive uma sensação esquisita... percebia por um lado e discordava totalmente pelo outro.
      Foi a maneira mais simples (apesar de extensa) de te responder, falar do que sinto. Sei que é muito bom o que vivemos mas nem sempre páro para pensar nisso ou agradecer às pessoas que estão connosco; deste-me o mote e uma óptima oportunidade para o fazer! :) Obrigada por isso!

      Eliminar
  2. Joaninha... lindo texto. Cada vez k tenho o privilégio de poder fazer parte dos "vossos momentos" sou sempre surpreendida pelas novas facetas k descubro e me provocam grande admiração pela Joana "pessoa", mulher, mãe... linda e serena. Obg por ontrm. Beijinho. Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Sempre bem-vindos à nossa casa!
      Ps - A Luisinha ontem estreou a saia nova... foi um roda para a direita/roda para a esquerda o dia todo ;)

      Eliminar