AO NOSSO BLOGUE TRAREMOS VIVÊNCIAS... EMOÇÕES... FAMÍLIA! SEM SEGREDOS..., SEM RECEITAS MÁGICAS..., COM MUITO AMOR, RESPEITO E FÉ!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

The Story Time



Se os nossos hábitos e rotinas têm, indubitavelmente, influência no futuro dos nossos filhos acho que devemos, desde o início, tentar encarrilar pelos caminhos certos.
E venho falar de uma coisa tão simples como contar histórias!
Desde cedo que a T. adora ouvir histórias assim como gosta de receber livros... Na agitação do dia-a-dia entre supermercados, banhos, creche, jantar e “já é tão... lavar os dentes, xixi, cama!” muitas vezes poderia perder-se a “hora do conto”... Instituímos portanto a história, na cama, antes de dormir.
É verdade que muitas vezes não nos apetece contar... e hesitamos entre o “vais tu ou vou eu?!”.... mas são 5 ou 10 minutos só nossos, com ela, em que nos deixamos levar pela magia de um livro. Ela adora e é o tempo suficiente para relaxar e acalmar  aquela excitação (que lhe é característica) e dormir bem mais descansada.

Para além disto, o universo mágico dos livros deixa-a viajar entra fadas e princesas, dá-lhe a conhecer características de diversos animais, ou a diferença entre a vida no campo ou na cidade... Dá-lhe mundo... e tanto vocabulário importante que não utilizamos quando falamos com ela no dia-a-dia mas que, naquele momento, surge de forma natural e vai ficando.

Ela participa! Gosta de ver a capa, os desenhos, folhear as páginas... Faz perguntas... Ri-se ou deixa-se encantar... Muitas vezes a história é repetida... é capaz de escolher o mesmo livros 3 dias seguidos. Pergunto: “outra vez este?” mas, se ela responde que sim, assim será. Uma história, mesmo lida duas ou três vezes, traz sempre novos pormenores, cimenta o conhecimento, o vocabulário... e se pediu é porque gosta!

Quando leio as histórias à T. encaro a 100% a personagem. Sou uma bruxa e uma princesa, o rico e o pobre,  um leão e um ratinho... Altero a cara, a voz e as expressões... Ela ri-se e sei que vive aquele momento intensamente. A L. fica no chão, de um lado para o outro, a olhar para nós.... Não percebe muito mas sabe que aquele momento é especial...

E no futuro, quando forem para a escola, ou trabalhar, não sei se vaõ ou não entusiasmar-se com as matérias. Mas sei que os livros vão sempre trazer-lhes boas recordações e serão peças familiares. Não haverá nenhum choque... e sei que os abrirão ansiosa para saber o que têm para lhe contar!

No fim ainda canto uma música e falamos com Jesus, mas isso fica para um próximo post!

Sem comentários:

Enviar um comentário